Domingo de sol! Sabiás cantando! Passarada em festa. Ouço o sino da igreja que fica perto de casa. Enquanto isso, preparo programas de rádio e a mensagem para um sepultamento já anunciado a mim bem cedo da manhã. É maravilhosa a criação de Deus, mas ao mesmo tempo, há tantos contrastes na nossa realidade!
Fiquei a meditar neste domingo de manhã como é contrastante a vida. Enquanto eu admiro o domingo de sol e escuto a passarada cantando alegremente, fico a pensar na realidade da família para qual estou preparando a mensagem de sepultamento. No fim deste dia, aprofundo meus pensamentos: para muitas pessoas, este dia de sol foi lindo e maravilhoso. Mas para aquela mãe e para este pai que precisaram sepultar a sua filha, o dia não foi bonito. Talvez, para aqueles pais, este foi o dia mais triste de suas vidas. Afinal, perderam o convívio diário com sua filha ainda jovem, na meia idade.
Isso me fez pensar que a vida é feita destes contrastes absurdos. Nossa vida também sofre mudanças: num domingo estamos, alegres, apreciando o sol maravilhoso do dia e, no outro, o mesmo sol pode ter trazido uma realidade bem diferente para nós. Alguém me disse o seguinte: “São os contrastes do plano de Deus que não entendemos, mas que precisam ser vividos”. Não podemos fugir dos contrastes da vida. Num dia, podemos estar felizes com a nossa família, enquanto que, num outro, podemos estar extremamente tristes pela perda de um familiar.
Isso tudo me fez pensar numa única coisa: a vida é transitória, é passageira. O salmista nos diz que somos como uma sombra. “Com efeito, o ser humano passa como uma sombra; em vão se inquieta; amontoa riquezas e não sabe quem as levará”. Sl 39.4ss. A vida é vulnerável, passageira, instável, frágil. Por isso, a vida nos convida para vive-la da melhor forma possível. Cada dia da vida precisa ser vivido de forma única e como se fosse o último.
O cantor Zeca Baleiro mostra um pouco da alegria e da forma como nós deveríamos viver os nossos dias: Porque no mundo tem alguém que diz Nêgo, sinta-se feliz Porque no mundo tem alguém que diz: Que muito te ama! Que tanto te ama! Que muito te ama! Que tanto, tanto te ama!
Pensemos nisto no dia hoje. Vivamos o dia de hoje com sendo único. Encantemo-nos com o dia de hoje. Encantemo-nos com as flores de algum jardim, com o canto dos pássaros, com o sorriso de uma criança, com a vida presenteada com pessoas ao nosso lado.
Texto, post e fotos: P.Jonas Krause!
Nenhum comentário:
Postar um comentário